Guarapuava é a cidade com o maior território do estado do Paraná, tendo cerca de 3.178 Km2. Guarapuava em tupi-guarani significa Lobo Bravo, originado da lenda do lobo vermelho, que ao lado de seu dono que o adotou quando era filhote, o cacique Guairacá, enfrentava com muita bravura os espanhóis e as tribos inimigas . A altitude média de Guarapuava é 1.120 m com geadas anuais no inverno. Possui 180 mil habitantes e a 9a. economia mais forte das 399 cidades do Paraná. Sua localização é estratégica no centro do Paraná e cruzamento de várias rodovias e ferrovias. Está numa Região Serrana, composta por uma série de cadeias montanhosas onde nascem centenas de pequenos rios que nutrem 3 grandes rios: Iguaçu, Ivaí e Piquiri. Em Guarapuava o maior rio é o Jordão que deságua no rio Iguaçu. Existem mais de 100 cachoeiras em Guarapuava, muitas commais de 70 m de altura e a maior queda livre do Paraná com 196 m, o espetacular salto São Francisco, na serra da Esperança. O ecoturismo e o turismo de aventuras já acontecem em Guarapuava e na sua Região Serrana tais como: ciclismo, moto-cross, jipeiros,  Harley Davidson, rappel, canionismo, escalada, vôo de Paratrike, Paramotor e vôolivre, caminhadas, trilhas ecológicas. Em toda a Região Serrana existem mais de 400 cachoeiras.

O Turismo rural também oferece passeios de trator em fazendas, produtos coloniais das próprias chácaras, cafés e refeições com ingredientes regionais.

Sua história de 218 anos é muito rica e de Guarapuava, partiram diversas expedições que colonizaram todo o oeste do Paraná (até Foz do Iguaçu), oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul.

Possui grande importância na definição da região Sul  do Brasil e  também muitas lendas indígenas e católicas. Suas mais de 70 igrejas e seus 3 santuários têm arquitetura  magnífica, grandiosa; e obras de arte sacra maravilhosas feitas em madeira, vitrais, pinturas diversas, mosaicos.

O grande líder indígena, Cacique Guairacá (em tupi guarani: Lobo dos Campos e das Águas) foi o primeiro grande defensor destas terras, repelindo as incursões espanholas por décadas durante o século XVI e reuniu cerca de 100 mil índios contra os castelhanos. Gritava aos quatro cantos suas vitórias com a frase "co ivi oguerecô Iara" (Esta terra tem dono).

Assim o Turismo Histórico e Religioso têm grande apelo em Guarapuava. Também com eventos tradicionais de um século, como a Festa da Padroeira da cidade.

Guarapuava4